Renato Gaúcho conheceu sua primeira derrota no comando do Fluminense. Após o clássico perdido por 2 a 0 para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, o treinador disparou críticas à atuação da equipe e admitiu que o time “praticamente assistiu ao Botafogo jogar” durante o primeiro tempo.
Na coletiva pós-jogo, o técnico foi direto ao comentar o desempenho. Renato reconheceu que, apesar de uma leve melhora na etapa final, o Fluminense não teve forças para reagir. Para ele, o rival alvinegro mereceu a vitória por dominar a partida durante os 90 minutos.

Renato critica falta de reação e aponta falhas do Fluminense
Em suas palavras, Renato Gaúcho foi sincero ao descrever o que viu em campo:
“Quanto ao jogo, a gente não fez um bom primeiro tempo. A gente praticamente assistiu ao Botafogo jogar. Segundo tempo, nós melhoramos um pouquinho, mas não foi o suficiente para empatar ou mesmo até virar a partida. Então, o Botafogo, pelo que ele fez durante os 90 minutos, mereceu a vitória“, disse o treinador.
Renato também ressaltou a fragilidade defensiva e a falta de combatividade do time, especialmente no início do confronto:
“A gente assistiu ao time do Botafogo, que tem jogadores muito rápidos, atacam espaço o tempo todo. Eu havia alertado minha equipe, treinamos. Só que toda vez que a gente tentava um ataque, o Botafogo matava a jogada. Toda vez que o Botafogo atacava, a gente marcava de longe. E aí o Botafogo começou a se aproveitar, começou a criar, fez um gol. Infelizmente, nós tivemos dois gols hoje por falhas nossas. O Botafogo foi melhor no primeiro tempo, no segundo tempo, mudei. Nós melhoramos um pouquinho, mas mesmo assim não foi o suficiente.“
Próximo desafio e foco na recuperação
Questionado sobre a formação do Botafogo, Renato explicou que não foi surpreendido taticamente, mas sim pela falta de atitude do Fluminense:
“Nós sabíamos a forma que o Botafogo ia jogar. O nosso maior problema foi que a gente assistiu ao time do Botafogo, independente de como o Botafogo veio. E não surpreendeu a gente. Nós que deixamos e corremos atrás do time do Botafogo. Então no momento que você entra em campo e fica assistindo ao adversário jogar, é lógico que a gente vai trazer problemas para gente.“
Agora, o Fluminense volta a campo na próxima terça-feira (29), às 21h30, no Maracanã, onde enfrenta a Aparecidense pela terceira fase da Copa do Brasil. A expectativa é de que o time apresente uma resposta imediata para evitar nova frustração.

Leia mais:
Veja mais notícias do Fluminense, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fluminense Football Club.