Fluminense
FOTO: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

Mesmo com vitória, Flu explode contra arbitragem e exige explicações

Mesmo com a vitória sobre o Sport por 2 a 1 no Maracanã, o Fluminense não deixou barato e foi à público neste domingo (4) para criticar de forma dura a arbitragem da sétima rodada do Campeonato Brasileiro. Em nota oficial, o clube questionou a revogação do pênalti sobre Jhon Arias, cobrou critérios claros da arbitragem nacional e afirmou:

O que falta acontecer para ser marcado pênalti a favor do Fluminense?

O posicionamento foi publicado nas redes sociais do clube e endereçado à CBF, em especial à Comissão de Arbitragem, com quem o Fluminense diz manter diálogo constante nas reuniões semanais de avaliação de lances polêmicos.

Fluminense
Lance polêmico despertou ira dos dirigentes – Foto: Reprodução Sportv

O Fluminense deve buscar outro centroavante após a lesão do Cano?
2302 Votar

Clube fala em “limbo” de critérios e cobra postura da arbitragem brasileira

A nota critica a inconsistência da arbitragem nas rodadas do campeonato e levanta dúvidas não sobre a idoneidade dos árbitros, mas sim sobre a coerência das decisões:

“Das duas, uma: ou não há critérios ou não há clareza sobre eles. E nesse limbo perdem os clubes e a própria competição.”

O clube aponta que, embora o resultado tenha sido positivo, a revogação do pênalti sofrido por Arias foi mais um episódio de prejuízo técnico ao longo da competição. A crítica é direcionada principalmente ao VAR, que recomendou a revisão do lance, anulado após análise.

Veja a nota oficial do Fluminense:

NOTA OFICIAL

O que falta acontecer para ser marcado pênalti a favor do Fluminense?

Apesar da vitória tricolor ontem, mais uma vez ficou evidente a falta de critério da arbitragem brasileira em lances cruciais da partida. Das duas, uma: ou não há critérios ou não há clareza sobre eles. E nesse limbo perdem os clubes e a própria competição.

A manifestação do Fluminense ocorre no dia seguinte ao jogo, após todos os lances terem sido analisados com cautela e sobriedade pela Diretoria e Comissão Técnica. Qualquer manifestação exacerbada logo após a partida, sem uma análise criteriosa, apenas causaria tumulto e colocaria o clube em risco de punições desportivas, sejam disciplinares ou pecuniárias.

É compreensível e justa a revolta do nosso torcedor, que é a mesma da Diretoria, e já externada à CBF nas reuniões semanais que acontecem na entidade.

Em todas as oportunidades, o Fluminense FC defendeu e continuará defendendo seu ponto de vista. Assim é feito no local mais adequado para o tema, que é a reunião semanal na CBF, toda segunda-feira, objetivando discutir os lances polêmicos da rodada com a Comissão de Arbitragem e ter conhecimento do parecer da Comissão Internacional que foi criada para esta finalidade. Da mesma forma, o clube se manifesta publicamente nas entrevistas concedidas pelo treinador após a partida, ou nas redes sociais.

Feito esse esclarecimento, e falando especificamente sobre os lances, o Fluminense FC foi prejudicado no jogo de ontem, na marcação e revogação do pênalti sofrido por Jhon Árias.

A crítica central reside na insegurança quanto aos critérios aplicados pela arbitragem nas diferentes partidas do campeonato. Absolutamente toda semana alguns clubes se sentem prejudicados.

São muitos os lances com critérios distintos e isso é o que gera a dúvida e a revolta na cabeça do torcedor, não só do Fluminense, mas de todos os clubes que são prejudicados pela falta de critério adotado.

Não há qualquer dúvida sobre a idoneidade dos árbitros, mas pairam todas as dúvidas possíveis sobre os critérios adotados rodada a rodada.

Foto: Reprodução @FluminenseFC