O Fluminense vem de uma das melhores temporadas de sua história: além da conquista do bicampeonato carioca e a boa campanha no Brasileirão, o Tricolor alcançou a Glória Eterna, obsessão de 15 anos por parte da torcida. Mas isso não significa comodismo com a qualidade atual do elenco. E por isso mesmo o Flu entrou agressivo no mercado de transferências, buscando reforçar um elenco já muito bom. Vamos analisar então as opções de times titular e reserva de Diniz, além das variações táticas que cada um provém.
Os titulares do Fluminense
Dini já deu a entender que a prioridade na seleção do time titular será dos jogadores que já tinham esse espaço na última temporada, principalmente no segundo semestre do ano. Sendo assim, alguns nomes um pouco mais “contestados” ainda devem ter mais oportunidades de iniciar a partida até que as mudanças comecem a surgir.
Da atual escalação titular, os nomes que correm mais ‘ameaçados’ seriam Ganso, Keno, Thiago Santos e até mesmo Marcelo.
Ganso enfrentará no Fluminense a competição de Terans (um meia mais ofensivo e agudo, com muito mais mobilidade) e Renato Augusto (meia-central armador clássico, pode desempenhar bem a função de Ganso). Com a irregularidade e falta de poderio físico do Camisa 10, não é difícil imaginar que, ao menos, um rodízio será feito na função.
Keno lida também com a irregularidade, mas conta à seu favor o fator decisão: na final da Libertadores, por exemplo, foram duas assistências. Ainda assim, “Kenaldinho” vai sentindo aos poucos desgastes da idade e das lesões. Para um atleta de velocidade e dribles curtos, o baque costuma ser ainda maior. Douglas Costa, Marquinhos e até Terans, que também atua pelas pontas, podem assumir a vaga. Mas a química entre Keno e Arias será difícil de ser batida.
Thiago Santos começou bem como zagueiro improvisado, a ponto de conquistar a posição com o Diniz. Mas Manoel deve voltar de suspensão (cerca de um ano parado por doping) e, caso o “Lukaku das Laranjeiras” volte à forma de 2021, a briga será boa. O mais provável é que acabem por revezar na função. Já Marcelo vê seu declínio físico prejudicar seriamente sua contribuição defensiva. Como uma realocação para o meio não é a ideia favorita de Diniz, Alexsander pode aos poucos suceder a vaga caso mostrar que está 100 por cento fisicamente. O mesmo para Diogo Barbosa, que mostrou lampejos positivos no último ano.
E o time reserva (+ reforços)?
O “Time B” do Flu é recheado de estrelas. Nomes como Renato Augusto, Terans e Alexander podem acabar como titulares, mas não são os únicos que demonstram uma qualidade digna de titularidades em muitas outras equipes.
Guga e Lima foram peças importantes da rotação no ano passado, assim como o próprio Alexsander. Em comum, os três apresentam uma característica parecida que Diniz adora: versatilidade. Lima joga desde um segundo volante até um ponta de mais pressão. Guga já mostrou serviço atuando como lateral invertido pela esquerda e Alexsander também atua na ala esquerda além do papel de volante e meia-central. Muito úteis para um calendário longo e cansativo.
Terans e Renato Augusto chegam com o cacife para serem os primeiros a incomodarem os titulares de suas vagas. Douglas Costa precisará vencer a desconfiança que ainda paira sob seu nome, mas também está na disputa. O mesmo vale para o zagueiro Manoel, que volta de suspensão após boa fase entre 2021 e 2022.
Na “lista de espera”
Ainda que o elenco esteja numeroso, o Flu terá ao todo 5 competições ao longo da temporada, em um calendário enxuto e que ainda conta com Data Fifa durante o campeonato. Por isso mesmo alguns nomes podem ainda não estar na rotação do elenco, mas podem surpreender e emergir ao longo da temporada. Entre apostas, veteranos e jovens da base, muitos já até atuaram nas primeiras partidas do Cariocão, onde o Flu usou um time alternativo sob comando de Marcão.
Lelê (Atacante), Kauã Elias (Atacante), Yoni González (Ponta), Marquinhos (Ponta), Luan Freitas (Volante), Justen (Lateral), Felipe Andrade (Zagueiro), Vitor Eudes (Goleiro)
Veja mais notícias do Fluminense, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fluminense Football Club.