Todos os anos o Fluminense molda novos jogadores para o futebol profissional. Dentro do Club ou em vendas promissoras para manter as contas em dia. Muitos, trocam de país cedo em busca de novas oportunidades e, principalmente, na esperança de ter a oportunidade de atuar no primeiro time da equipe.

Uma das crias de Xerém, Jonatas Santos, saiu das categorias de base do Club, em Xerém, Duque de Caxias (RJ), para atuar no Mundo Árabe assim que completou 18 anos. O Fluminense vendeu 70% dos direitos do atleta em 2019 por cerca de US$ 300 mil (R$ 1,2 milhão na época).

Jogador com base no Fluminense foi convocado para seleção local
Já na 5ª temporada atuando nos Emirados Árabes, o meia-atacante vem se destacando ao ponto de receber convite para mudar de cidadania que prontamente aceitou. O ex-Xerém foi convocado pela primeira vez para atuar no seu novo país naturalizado nas Eliminatórias da Copa de 2026 para duelos contra Irã e Coréia do Norte.
Jonatas vem atuando pelo Al Wasl na atual temporada com 21 jogos, quatro gols e uma assistência. O atacante deu entrevista ao site Antenados no Futebol e mencionou o Fluminense com carinho comentando sobre sua trajetória na carreira:
“É o primeiro desafio, né, que era tudo novo pra mim. Então, chegando lá, eu era muito tímido, fui lá fazer a avaliação, eu jogava no tempo que o Fluminense era o melhor time do Brasil, então eu estava fazendo avaliação com Luiz Henrique, Wallace, André, John Kennedy e outros melhores do Brasil. Então, esse foi o maior desafio. Foi onde eu aprendi muita coisa com os caras, que estavam muito, muito à frente, mas aí eu consegui me encaixar ali no meio deles e hoje estou podendo estar aqui contando essa experiência

Ver mais
Veja mais notícias do Fluminense, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Fluminense Football Club.